O Combate às Fake News
As Fake News são habitualmente associadas ao ambiente político, mas têm atingido, também, personalidades de notoriedade pública e começam a ter um impacto directo sobre a reputação das empresas.
Quem está por detrás dos embustes ou dos simples boatos postos a circular, a maioria das vezes, nos canais digitais? E quais os propósitos que os originam e alimentam?
Estas questões tornaram-se já correntes para os consumidores de informação mais atentos, que recorrem a mecanismos de verificação para apurar a veracidade dos factos noticiados.
No meio empresarial, muito exposto e geralmente menos apetrechado para evitar os efeitos imprevisíveis da desinformação, torna-se essencial que as direcções de comunicação saibam gerir, rápida e eficazmente, as notícias falsas.
Como contrariar uma fake news? Que riscos avaliar antes de reagir? Que consequências, desejáveis ou indesejáveis, poderão resultar dessa acção?
A resposta a estas e outras interrogações deve ser dada por consultores de comunicação competentes e experimentados, capazes de aconselhar com conhecimento real e com orientações concretas para prevenir ou gerir uma crise reputacional motivada por fake news.